Você com certeza já viu um piso estufado, não viu? Isso ocorre pois as trincas e fissuras nos pisos externos originam-se principalmente das movimentações térmicas dos materiais, que são causadas pelas variações de temperatura do ambiente em que o piso se situa, sejam elas sazonais ou diárias.

Mas como funcionam essas movimentações? Segundo o Engenheiro Civil Patologista Fabrício Pereira Depizzol: “As diferenças de temperatura causam dilatação ou contração dos materiais. Por exemplo, em dias muito quentes os materiais irão se dilatar e em dias mais frios, irão se contrair. Como os elementos constituintes de uma edificação são feitos de materiais diferentes, os coeficientes de dilatação térmica também são diferentes e, consequentemente, as movimentações térmicas serão diferenciadas, provocando o aparecimento de trincas e fissuras na edificação. A grande maioria dos edifícios que visitamos tem o problema de estufamento de piso por falha na colagem e por falta de juntas de dilatação.”

Vejamos o caso dos pisos externos: em dias mais quentes o revestimento do piso, seja de lajota, ladrilho ou qualquer outro material, dilata-se, resultando numa compressão do mesmo devido aos seus vínculos com a base. Já em dias mais frios o material se contrai, o que resulta em uma solicitação de tração criando-se trincas regularmente espaçadas conforme a figura abaixo:

Representação de trincas em pisos externos

Quando os pisos têm suas bordas vinculadas a paredes ou muros (não podem se movimentar livremente) é muito comum ocorrer o destacamento do revestimento, ou popularmente dizendo, o estufamento do piso. Existem duas maneiras de ocorrer tal fenômeno: ou o piso se expande, significando um dia mais quente, ou a estrutura responsável pelos vínculos se contrai, significando um dia mais frio.

Essa patologia pode ser evitada se houver um espaçamento entre os elementos rígidos de maneira que os mesmos possam expandir ou contrair. Esse espaçamento é muito usado nas edificações e tem o nome de junta de dilatação.

Junstas de dilatação em piso

Contrate apenas profissionais qualificados para a realização desse tipo de serviço, evitando futuros problemas para sua edificação!

Share This
WhatsApp chat