A Impermeabilização é uma técnica a qual é aplicada um sistema com produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de uma construção contra ação de fluídos em geral, mas principalmente da água, provenientes de chuvas, umidade do sol, etc. Se executada de forma correta de acordo com ABNT NBR 9575:2010 a construção terá maior vida útil, segurança e saúde para seus usuários.

Os problemas patológicos surgem motivados por falhas que ocorrem durante a realização de uma ou mais atividades da construção civil, estas são: concepção (projeto), execução e utilização, por isso é necessário que o melhor método de impermeabilização seja estudado e determinado segundo a solicitação imposta pelo fluido e posteriormente a execução de um projeto de impermeabilização bem detalhado para atender o requerimento que tal construção exige.

Tipos

  • Impermeabilização Rígida

A norma descreve impermeabilização rígida como o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração. Esse tipo de impermeabilizante não trabalha junto com a estrutura. Impermeabilização ideal para áreas sem exposição a grandes variações de temperatura.

  • Impermeabilização Flexível

 A norma descreve impermeabilização flexível como o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e podem ser de dois tipos, moldadas in loco (impermeabilização do tipo membrana) ou pré-fabricadas (impermeabilização do tipo manta).

Mantas mais utilizadas e feitas pela Guide Engenharia:

  • Manta Asfáltica

É uma manta flexível pré-fabricada à base de asfalto modificados com polímeros e podem ser armados com estruturantes especiais, seu desempenho depende da composição desses componentes. A aplicação desse produto é feita com uma demão de primer sobre a superfície regularizada e seca e depois a manta é assentada pelo calor, com o auxílio de chama de maçarico, a gás ao substrato, procurando sempre evitar bolhas, falta de aderência e outros problemas quem possam comprometer o desempenho do sistema. É necessário executar um rodapé com a manta asfáltica com pelo menos 30 cm e deve se atentar a detalhes construtivos.

  • Membrana Poliuretano

É uma membrana moldada in loco a base de um polímero chamado de poliuretano, é um sistema de impermeabilização a frio e flexível com uma fina camada protetora. A aplicação desse produto é feita com uma demão de primer sobre a superfície regularizada, limpa e seca e aplicada semelhante a uma pintura, fazendo várias demãos para constituir cada camada da membrana. A quantidade de camadas varia com o lugar onde o sistema será aplicado de acordo com a especificação do fabricante e visando principalmente o tráfego dessas áreas, quanto mais intenso, maior camadas da manta serão necessárias . Também é necessário executar o rodapé e deve se atentar a detalhes construtivos.

 

 

Share This
WhatsApp chat