As trincas e fissuras de retração da argamassa são muito comuns em edificações. A retração nada mais é do que o processo de redução de volume que ocorre na massa de concreto devido à perda de água excedente da mistura pelo processo de evaporação. O uso excessivo de água na preparação de produtos a base de cimento é muito comum nos canteiros de obra para aumentar a trabalhabilidade dos elementos.

As fissuras de retração da argamassa pode ser de várias causas, tais como: Retração plástica, retração por secagem, retração química, retração autógena e retração térmica.

A retração plástica é causada pela perda de água do concreto por exsudação (saída ascendente de água do concreto) ainda em seu estado plástico.

A retração por secagem se da pela mesma forma do que a retração plástica, com a diferença que o concreto está em seu estado endurecido.

A retração química acontece desde o momento em que se inicia a hidratação, pois os elementos que são gerados nessa reação tem volumes menores do que aqueles que os originaram, resultando numa redução do volume de concreto.

A retração autógena nada mais é do que a saída de água do concreto por seus polos capilares, reduzindo assim seu volume.

Por fim, a retração térmica ocorre devido ao calor liberado na reação de hidratação (reação exotérmica). Esse calor gera a expansão do concreto, que ao se resfriar, reduz seu volume.

Todos esses tipos de retração podem ocasionar trincas e fissuras em sua edificação, sendo assim, qual seria o procedimento para curá-las? Ou melhor, como podemos prevenir esse tipo de problema?

A solução quando as trincas e fissuras já são predominantes em sua estrutura é através da aplicação de selante acrílico, tela de poliéster e também pela utilização de impermeabilizantes.

Já a prevenção dessas trincas se da pela utilização correta de água na relação água/cimento, ou melhor dizendo, utilizando menos água do que se usa usualmente nos canteiros de obra. Ainda, pode-se realizar a utilização de expansores que têm a função, como o nome já diz, de expandir o concreto, a fim de combater a redução de volume gerada pelos tipos de retração. Logo, fique atento na quantidade de água utilizada em sua obra e evite possíveis problemas futuros!

Seu imóvel possui trincas devido à retração da argamassa? Procure já um profissional qualificado para fazer a avaliação e realizar o tratamento necessário!

Autor: Matheus Abreu Kerkoff

Share This
WhatsApp chat