O ensaio de arrancamento é um teste realizado para conhecer a resistência à tração de revestimentos cerâmicos e argamassados ao substrato. É importante que esse ensaio seja realizado nas fachadas dos edifícios, para saber se estas se encontram em bom estado de conservação ou se necessitam de manutenção, reforma ou retrofit.

Desplacamento de fachada

As fachadas fazem parte do sistema de vedação vertical externa de um edifício, portanto tem como função proteger seus elementos internos contra agentes agressivos, proporcionar conforto térmico, acústico e ser um sistema estanque, impedindo a entrada de água para dentro da edificação. Além das funções descritas, que garantem proteção, conforto e segurança, a fachada também tem um papel muito importante no aspecto visual, o que contribui para a valorização econômica da edificação.

As fachadas encontram-se expostas a degradação e envelhecimento de seus materiais, visto que estão em constante contato com agentes agressivos, como sol, chuva e ventos fortes, por exemplo. Algumas manifestações patológicas põem em risco o correto desempenho das fachadas, esse é o caso do descolamento do revestimento. Essa anomalia além de prejudicar o visual da fachada, também pode causar acidentes, colocando em risco a vida das pessoas que circulam na região.

Esse problema normalmente ocorre devido à perda de aderência do revestimento ao substrato, que pode ocorrer por diversas causas, como a falta de juntas de dilatação, falta de impermeabilização, entre outras. Para determinar se é a falta de aderência a causa do desplacamento do revestimento é necessária a realização do ensaio de arrancamento. Esse ensaio é padronizado pela ABNT NBR 13.528:2010 – Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração, e pela ABNT NBR 13755:1996 – Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento.

Aparelho para ensaio de arrancamento

O ensaio de arrancamento pode ser realizado, ainda na fase de construção, em painéis teste para definir qual é a argamassa mais adequada para determinado substrato nas reais condições do local de aplicação. Como esse teste avalia a interação substrato/revestimento torna-se, assim, um instrumento para prevenção de possíveis manifestações patológicas na fachada do edifício.

Diante da importância da fachada para o prédio é imprescindível que seja feito um projeto de construção adequado e que ao longo da vida útil da edificação o síndico ou administrador do edifício se preocupe com a manutenção, reforma ou retrofit da fachada, para que ela se mantenha sempre em bom estado de conservação.

Está precisando realizar o ensaio de arrancamento na fachada do seu edifício? Conte com a Equipe da Guide Engenharia.

Autora: Sayonara de Lima Augusto

Share This
WhatsApp chat