Os revestimentos possuem a capacidade de transformar qualquer ambiente, e entre os mais procurados para quem quer construir ou reformar, encontra-se o piso vinílico.

Essa procura se deve ao fato do piso vinílico ser um dos revestimentos mais versáteis que existem. Garante ótimo acabamento tanto em obras comerciais quanto residenciais, tornando-se um dos preferidos pelos arquitetos.

Fatores como facilidade de instalação, bom preço, variedade de cores, versões, tamanhos, texturas e capacidade de imitar outros materiais costumam influenciar na decisão de se optar pela compra do piso vinílico. Porém, apesar de sua popularidade, muitas pessoas ainda possuem dúvidas e questionamentos sobre esse material.

 DIFERENÇA ENTRE PISO VINÍLICO E LAMINADO

Apesar de serem esteticamente parecidos, suas composições são bem diferentes. O piso vinílico é produzido com PVC (Poli Cloreto de Vinila), pigmentos, plastificantes, cargas minerais e aditivos. É um material flexível, vendido em placas, réguas ou mantas. 

Já o piso laminado é composto de lâminas de madeiras em dimensões variadas. Possui camada superior decorativa protegida com resina, sendo um material rígido vendido em réguas.

VANTAGENS DO PISO VINÍLICO

Além de garantir ótimo acabamento, o piso vinílico aumenta a sensação de conforto do ambiente e é simples de limpar. Assim, dispensa produtos específicos de limpeza. Basta um pano úmido e detergente neutro para remover a sujeira!

Possui ótimo desempenho termoacústico, logo, conserva a temperatura do ambiente e abafa os ruídos de passos, diferentemente do laminado. Além disso, Pode ser utilizado em ambientes úmidos.

Por ser protegido por resina e não ser feito de material orgânico, mancha muito pouco, não retém poeira, evita a proliferação de bactérias e fungos, como também não sofre ataque de cupins e não absorvem líquidos com facilidade. É ecologicamente correto, produzido a partir de materiais recicláveis, não propaga fogo e é inerte, portanto, não agride a natureza.

DESVANTAGENS DO PISO VINÍLICO

Apesar de possuir instalação limpa, fácil e prática, sua adaptação não ocorre em qualquer superfície. Para isso, é necessário que um profissional especializado prepare a superfície para que ela esteja lisa e nivelada, afim de garantir um acabamento perfeito.

Dependendo da espessura do piso, preparação de sua base e sua instalação, o piso pode ficar marcado pelos pés dos móveis e sapatos de salto.

Ao contrário do piso laminado, sua aplicação não permite a remoção e reutilização do material em outro ambiente. Os laminados podem ter suas réguas desencaixadas e instaladas em um novo local.

INSTALAÇÃO DO PISO VINÍLICO 

Tanto em uma instalação direta no contrapiso, quanto sobre pisos e porcelanatos existentes, deve ser feita a limpeza e raspagem de toda a sujeira da superfície. Logo depois, aplicação de massa niveladora, adequando a superfície. Esse procedimento evita que as imperfeições e juntas do piso existente apareçam no vinílico após instalado. 

Contrapiso existente

Contrapiso existente

Piso nivelado

Camada niveladora

Após secagem, essa camada niveladora deverá ser lixada e limpada, garantindo que a superfície fique perfeitamente lisa. Caso necessário, esse procedimento deverá ser repetido.

Só assim, o piso poderá ser instalado com cola para vinílico.

Piso instalado

Piso instalado

Gostou? Para evitar transtornos e garantir um acabamento perfeito, conte com a equipe de especialistas da Guide Engenharia!

Autor: Leonardo de Amorim Casotti

Share This
WhatsApp chat