Em uma edificação a impermeabilização pode ser feita em paredes, pisos, caixas d’água, fundações e etc. E tem por objetivo garantir a estanqueidade, impedindo que líquidos, fluidos e vapores passem pela estrutura.

A impermeabilização de pisos é feita em áreas externas que podem ter contato com a água da chuva, como telhados, coberturas e terraços. Também é feita em áreas molhadas dentro da edificação, tais como banheiros, cozinhas e varandas.

Impermeabilização de pisos com manta asfáltica

Impermeabilização de piso de cobertura com manta asfáltica

A fase de projeto é a primeira etapa para execução correta do sistema de impermeabilização. Existem vários tipos de impermeabilizações e estas são classificadas de acordo com o material impermeável, podendo ser cimentício, asfáltico ou polimérico. A NBR 9575 – Impermeabilização: seleção e projeto, estabelece os requisitos mínimos para a seleção adequada do tipo de impermeabilização e elaboração do projeto, a fim de permitir um projeto que garanta a estanqueidade do elemento construtivo e propicie um ambiente salubre, seguro e confortável para o usuários da edificação.

Execução de impermeabilização de pisos

A impermeabilização de pisos é feita em camadas, sendo elas:

  • Base (substrato): Camada a ser protegida. Estabelece algumas exigências quanto ao tipo de impermeabilização a ser empregado. Sendo as exigências relacionadas ao grau de fissuração, movimentações térmicas, deformações e geometria do substrato.
  • Regularização: aplicada sobre o substrato, deve constituir uma superfície uniforme e que sirva de apoio para a camada impermeabilizante. Deve possuir um caimento em direção aos ralos existentes, para permitir uma drenagem eficiente da água e evitar a formação de poças. A NBR 9575 estabelece uma declividade mínima de 1% para áreas externas e 0,5% para áreas internas.
  • Impermeabilização: é a camada que de fato impede a passagem de água através do elemento construtivo. Pode ser rígida ou flexível. Sendo classificada de acordo com a capacidade de absorver as deformações da base.
  • Proteção mecânica: camada que tem como função absorver e dissipar esforços atuantes sobre a camada impermeabilizante. Esses esforços podem ter origem no tráfego de veículos, pessoas ou outras ações mecânicas. Quando necessária, essa camada garante a proteção e durabilidade da camada impermeabilizante.

As exigências mínimas para a execução da impermeabilização de pisos são determinadas pela NBR 9574 – Execução de impermeabilização.

Detalhe da impermeabilização

Detalhe da impermeabilização

Também é recomendável fazer o teste de estanqueidade do piso recém impermeabilizado. Os ralos são tampados e o piso é preenchido com água até uma determinada altura de lâmina d’água. Essa água é mantida sobre o piso por um determinado período de tempo e ao final do processo é verificado se há algum vazamento.

Realização de teste de estanqueidade

Realização de teste de estanqueidade

Manifestações patológicas

Falhas no sistema de impermeabilização podem comprometer a saúde da edificação. Geralmente essas falhas podem ocorrer devido aos seguintes problemas:

  • Falhas no projeto de impermeabilização, como a falta de detalhes construtivos e arremates. Ou inexistência de projeto;
  • Mão de obra não especializada;
  • Caimentos insuficientes, impedindo um escoamento rápido da água e gerando poças;
  • Preparação incorreta do substrato;
  • Utilização de materiais de baixa qualidade.

Essas falhas podem trazer problemas de infiltrações, mofo, bolores, goteiras, descolamento de revestimento, perdas de tintura do elemento e etc. Causando assim queda no sentimento de conforto e bem estar nas pessoas que habitam a edificação.

A impermeabilização é uma etapa importante em uma obra, por isso é essencial que seja feita por profissionais capacitados que escolham um material impermeabilizante de acordo com o substrato a ser protegido e elabore um projeto detalhado e adequado para uma correta execução em obra.

Caso tenha dúvidas sobre o tema entre em contato conosco.

Autora: Sayonara de Lima Augusto

Share This
WhatsApp chat