Neste artigo falaremos um pouco sobre a impermeabilização de paredes, especialmente as das fachadas dos edifícios.

A impermeabilização de paredes

Podendo ser constituídas de concreto, concreto armado, tijolos, gesso, e diversos outros materiais, as paredes são elementos essenciais dentro de uma estrutura.

Cumprindo sua função de delimitar e restringir espaços, e em alguns casos inclusive função estrutural, são as paredes que normalmente ficam em contato direto com as áreas externas de uma construção.

Impermeabilização

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de aguas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Realize impermeabilização de paredes e garanta a durabilidade das estruturas

Por ter contato com ventos e chuvas e também sofrer com a água que pode se infiltrar por meio das lajes, as paredes podem ter problemas de umidade.

A forma mais eficiente de evitar que essas infiltrações degradem a estrutura, gerando um grande desgaste no acabamento, é realizando a impermeabilização de paredes.

Com a impermeabilização consegue-se evitar que a umidade passe das camadas externas às áreas internas, principalmente quando existem pequenas trincas, pois o material com o qual a maioria das paredes são confeccionadas tendem a absorverem a umidade do ar e da chuva.

Aplicação Impermeabilizante na Igreja Matriz Linhares – Obra Guide Engenharia

Impermeabilizar é uma atitude saudável para o imóvel e para quem vive nele.

Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.

Tipos de sistemas de impermeabilização

Os sistemas de impermeabilização podem ser classificados em rígidos e flexíveis e estão relacionados às partes construtivas sujeitas ou não, a fissuração.

Impermeabilização rígida

Sua aplicação é recomendada para as partes mais estáveis da edificação. São locais menos sujeitos ao aparecimento de trincas e fissuras, que poderiam comprometer a impermeabilização.

Exemplos de impermeabilizantes rígidos:

  • Argamassas impermeabilizantes
  • Cimentos poliméricos
  • Cristalizantes
  • Resinas epoxi

Impermeabilização flexível

A elasticidade desses produtos faz com que eles sejam mais indicados para estruturas sujeitas a movimentações, vibrações, insolação e variações térmicas (dilatações e contrações).

Exemplos de impermeabilizantes flexíveis:

  • Mantas asfálticas
  • Membranas asfálticas moldadas no local (a quente ou a frio)
  • Mantas de PEAD, PVC, e PEDM
  • Membranas de poliuretano, de poliureia, resinas acrílicas, etc.

Aplicação de manta asfáltica realizada pela Guide Engenharia no Bar e Bazar Convento da Penha

Custos

Os custos que envolvem o reparo das patologias de impermeabilização podem ser até quinze vezes maiores do que se fosse previsto no projeto e executado durante a obra como medida de prevenção. A vida útil de uma edificação depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização.

O custo da implantação de um sistema de impermeabilização na edificação representa em média de 1 a 3 % do custo total da obra, considerando projeto, consultoria, fiscalização, execução e materiais. A execução da impermeabilização durante a obra é mais fácil e econômica se comparada com a execução depois da obra concluída.

A reimpermeabilização pode corresponder a 25% do custo total da obra, dependendo do tipo de revestimento final empregado, incluindo todos os custos diretos e indiretos, inclusive os transtornos, que não são pequenos.

Considerações Finais

A impermeabilização é importante e pode gerar custos não previstos nos orçamentos de uma obra. É um grande erro subestimar a importância da impermeabilização e ignorar um bom projeto. Economizar nessa etapa pode trazer sérios problemas no futuro.

Referências

Redação (metálica), sistemas de impermeabilização na construção civil. Disponível em: < www.metalica.com.br>. Acesso em: 16 de novembro de 2016.

Redação (fórum da construção), impermeabilização de paredes. Disponível em: www.forumdaconstrucao.com.br. Acesso em: 16 de novembro de 2016.

Share This
WhatsApp chat