Concreto armado é o tipo de estrutura que une dois materiais constituindo um único sistema, a partir de armações feitas com barras de aço.

Nessa estrutura, cada material possui um desempenho a cumprir. Cabe aos engenheiros o total conhecimento das propriedades destes materiais, afim de tirar o máximo proveito destes. Esse conhecimento possibilita uma redução dos custos estruturais na construção.

concreto armado

Cobrimento de armaduras.

O aço tem como principal função resistir aos esforços de tração. Isso acontece porque o concreto não possui resistência à tração suficiente para resistir aos esforços de uma edificação.

O concreto é uma mistura plástica que se molda à fôrma a qual é colocada. Assim, após seu endurecimento e ganho de suas propriedades, passa e ter a capacidade de resistir à compressão.

A harmonia dos materiais só é permitida pois o aço e o concreto possuem deformações parecidas durante as dilatações térmicas, além de compatibilidade química. Essa compatibilidade faz com que o aço não sofra corrosão em contato com o ambiente alcalino do concreto.

Além de não gerar corrosão do aço, o concreto possui a função de proteger as barras de aço das agressões do meio ambiente, cobrindo o aço e evitando seu contato direto com agentes agressivos. Dessa forma, quando o cobrimento do aço pelo concreto é realizado de forma insuficiente, pode ocorrer desplacamento do cobrimento, fissuração e deformação da estrutura.

Esse cobrimento também gera impacto no desempenho da estrutura ao fogo. Sendo assim, quanto melhor a proteção das barras, mais resistência a estrutura terá em caso de incêndio. Isso não significa que deverá ser realizada uma maior espessura de concreto, já que uma espessura exagerada elevará o peso da estrutura e um aumento dos custos. O objetivo é encontrar um cobrimento ideal que garanta boa proteção, sem excessos.

Afim de possibilitar e facilitar esse trabalho mútuo entre o concreto e o aço, deverá haver uma aderência entre os materiais. Essa aderência é permitida pelas rugosidades das barras de aço e saliências na superfície das barras.

Barras de aço

Rugosidades das barras de aço permitem aderência.

Deve-se ter cuidado no lançamento do concreto e na montagem das armaduras afim de evitar o deslocamento ou quebra das peças. Para isso podem ser utilizados espaçadores entre as fôrmas e as armaduras. O número de espaçadores a serem utilizados deve considerar os esforços incidentes e a bitola da armadura.

Procure profissionais capacitados para a execução correta em obra.

A Guide Engenharia possui em seu quadro profissionais com experiência comprovada. Conte conosco!

Autor: Leonardo de Amorim Casotti.

Share This
WhatsApp chat